sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O que aconteceria se os polos magnéticos da Terra se invertessem?



Existem evidências que sugerem que um processo de inversão dos polos magnéticos da Terra está em pleno andamento, e muita gente acredita que esse evento poderia desencadear uma série de efeitos cataclísmicos.
Entre as catástrofes mais mencionadas está o deslocamento dos continentes, a ocorrência de violentos terremotos, a extinção de milhares de espécies e o acentuado câmbio climático. Centenas de inversões já ocorreram no nosso planeta, e a última delas teve lugar há 780 mil anos, mas será que elas realmente desencadeiam todos esses desastres?


Troca-troca


De acordo com o site Life’s Little Mysteries, a troca de polos — quando o sul muda de lugar com o norte — acontece quando agrupamentos de átomos presentes no ferro fundido do núcleo da Terra sofrem um realinhamento. Pouco a pouco esses agrupamentos (que funcionam como pequenos ímãs) vão aumentando de tamanho, influenciando o restante do núcleo e provocando a inversão do campo magnético.
Contudo, conforme explicaram alguns cientistas ao site, o processo de inversão demora entre mil e 10 mil anos para ocorrer, isso quando não acaba sendo “abortado” no meio do caminho. Um dos efeitos mais dramáticos seria o forte enfraquecimento do campo magnético um pouco antes da troca, o que tornaria a Terra mais vulnerável à radiação resultante de eventuais tempestades solares.




Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/34619-o-que-aconteceria-se-os-polos-magneticos-da-terra-se-invertessem-.htm#ixzz2GOpuBzTe

Nenhum comentário:

Postar um comentário